Agentes de carga são chave para resolver a crise da cadeia de abastecimento

23 de dezembro de 2021

Agentes de carga são chave para resolver a crise da cadeia de abastecimento

O número de reuniões sobre a crise da cadeia de abastecimento que exigiram a contribuição da FIATA nas últimas semanas provou de forma esmagadora o papel fundamental dos transitários nas soluções dos meios de transporte nestes tempos sem precedentes.

Com a equipe de eventos FIATA sendo requisitada a participar de 2 reuniões simultaneamente em 15 de dezembro, sobre a crise no frete marítimo e aéreo, respectivamente, é nítido que os transitários são absolutamente fundamentais para gerenciar a crise e garantir a fluidez do comércio internacional.

Workshop da UNECE sobre transporte intermodal e logística

Neste workshop da UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) organizado sob medida para o Cazaquistão, a FIATA apresentou soluções para otimizar a indústria de transporte de cargas, com foco na multimodalidade, digitalização e sustentabilidade. As principais soluções destacadas incluíram: melhoria do desenvolvimento da infraestrutura de acordo com a realidade atual, conectividade institucional para implementar regras e regulamentos para facilitar o comércio e garantir um campo de atuação nivelado, treinamento e capacitação para melhorar a conectividade de pessoas para pessoas.

Em reunião com a mesma finalidade com especialistas da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) sobre a crise da cadeia de suprimentos marítimos, logo após o “Diálogo de Alto Nível da FIATA” sobre a abordagem dos gargalos na cadeia de suprimentos no mês passado, a UNCTAD realizou uma reunião de especialistas sobre a crise da cadeia de suprimentos marítimos, apresentando à FIATA e outras partes interessadas do setor juntamente com os formuladores de políticas, para focar em soluções para reduzir o congestionamento e as altas taxas de frete. De acordo com a posição da FIATA, a estrutura do mercado, a facilitação do comércio e o transporte intermodal/multimodal foram identificados por muitos especialistas como fundamentais. Os resultados informarão as recomendações de políticas da UNCTAD para os estados membros, a comunidade internacional e a própria UNCTAD, e criarão as bases para discussões subsequentes de logística comercial global e regional.

Reunião de colaboração da ICAO sobre carga aérea

A reunião da ICAO reuniu representantes de diferentes organizações internacionais ativas na cadeia de abastecimento. Com a recuperação dos negócios no topo da agenda, a FIATA destacou seu trabalho para abordar o futuro do frete aéreo, incluindo seu trabalho no comércio eletrônico e no fortalecimento de suas parcerias com parceiros-chave do setor. A digitalização foi um tema quente, com discussões focadas na necessidade de maior colaboração para alinhar e unir forças. A FIATA foi citada como exemplo a seguir, com sua colaboração com a UN/CEFACT para desenvolver sua norma eFBL, que está totalmente alinhada com o modelo de dados MMT Reference para facilitar sua interoperabilidade. A estrutura legal para documentos digitais negociáveis também foi discutida, notadamente o trabalho da UNCITRAL (Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional) em defesa de uma estrutura legal harmonizada, da qual a FIATA participa ativamente.