Porto sem Papel passa por atualização que deve agilizar operações

12 de maio de 2022

Porto sem Papel passa por atualização que deve agilizar operações

Porto sem Papel passa por atualização que deve agilizar operações

Mais uma vez o sistema Porto Sem Papel (PSP) passou por mudanças que buscam reduzir o tempo de espera das operações. Desta vez, a atualização realizada foi a adaptação da plataforma ao padrão gov.br. Isso significa que o sistema foi unificado ao portal do governo federal, que já reúne outros diversos tipos de serviços públicos.

A mudança ocorreu na tentativa de melhorar a comunicação entre os usuários do setor portuário brasileiro e assim facilitar, agilizar e simplificar a vida das pessoas, pois até então os processos sempre foram muito burocráticos.

Houve também a reformulação do painel de bordo do Porto Sem Papel, que permitirá aos agentes de navegação receber e visualizar pendências, além de executar tarefas de maneira mais simples. Os usuários agora podem definir filtros inteligentes de consultas, o que deve reduzir o tempo para autorizações de atividades.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a performance da plataforma também foi aperfeiçoada para melhorar a qualidade das informações. Isso aconteceu com a eliminação de registros considerados desnecessários, agilizando a consulta e o armazenamento de dados.

Com as alterações do sistema, o processo de abertura de documentos eletrônicos diminuirá, o que vai eliminar eventuais prejuízos na fiscalização e tornará os serviços mais seguros.

Burocracia de anos

Criado em 2011 pelo governo federal, o Porto Sem Papel nasceu para facilitar a análise e a liberação de mercadorias nos portos brasileiros. Essa atualização deve proporcionar serviços melhores e que simplificam a vida de quem atua na área portuária brasileira, já que todas as informações compartilhadas sobre embarcações ficam disponíveis em uma base única de dados online.

A solução tecnológica unificou os formulários antes usados nos serviços portuários em uma só plataforma, o Documento Único Virtual (DUV).

Como acessar o sistema do Porto Sem Papel (PSP)

Para acessar o sistema, é preciso entrar no site com o mesmo login e senha do gov.com.br. O login também serve para acessar o sistema do Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex). A atualização possibilita usar as mesmas credenciais para acessar ambos os sites.

A mudança espera proporcionar mais eficiência na navegação do sistema para as operações nos portos. Elas fazem parte de uma série de iniciativas que têm como objetivo modernizar e introduzir cada vez mais a tecnologia nos portos brasileiros.

Tecnologia Portuária explica como funciona uma área alfandegada

Mais um Tecnologia Portuária (TP) foi ao ar na Record TV Litoral na terça-feira, dia 3, e explicou como funciona uma área alfandegada.

O episódio apresentado pelo engenheiro de computação e empresário, Rodrigo Lopes Salgado, mostrou que o local é controlado pela Receita Federal junto de outros órgãos públicos, e é onde mercadorias e pessoas estão prontas para entrar e sair do país.

Chamado também de Recinto Aduaneiro, o ambiente também é controlado e fiscalizado por órgãos como Anvisa, Antaq, Ministério da Agricultura e Exército, que também precisam autorizar os processos para que a movimentação seja liberada.

Foi falado também que em todos esses casos a tecnologia está presente, sendo responsável por manter a comunicação entre as instituições.

Sobre o Tecnologia Portuária

O Tecnologia Portuária (TP) é exibido todas às terças-feiras na Record TV Litoral e Vale depois do Conexão Porto, durante o jornal SP Record, a partir das 18h50.

Assim como no blog, o formato audiovisual do TP tem a intenção de mostrar as principais novidades e curiosidades dos portos brasileiros.

Assista ao vídeo:

https://youtu.be/Sr9JGZ8CQQc