Avanço nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia

09 de março de 2023

Avanço nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia

Uma delegação brasileira, composta por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e de outros ministérios está em Buenos Aires (Argentina) cumprindo missão oficial. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, participou no dia 6/03, no Palácio San Martín, de reunião para coordenar formas de avançar na implementação do Acordo Mercosul – União Europeia.

A agenda continua nesta semana com reuniões entre representantes dos dois Blocos para tratar de temas como instrumentos de sustentabilidade, Indicações Geográficas, aspectos legais, além dos próximos passos que serão dados para efetivação do Acordo.

As negociações entre o Mercosul e a União Europeia começaram em 1999 e significam uma nova etapa para a inserção econômica-comercial do Brasil. O acordo estabelecerá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo e garante acesso a um mercado estratégico, com cerca de 450 milhões de habitantes. Trata-se de um acordo sem precedentes para o setor agrícola, que engloba dois dos maiores players mundiais do setor.

Nos últimos anos, o Brasil foi o terceiro maior exportador agrícola do mundo e é o principal fornecedor de produtos do setor para a União Europeia. A UE foi a maior exportadora e a terceira maior importadora agrícola em 2021, o que representou corrente comercial com o mundo de, aproximadamente, US$ 438,56 bilhões.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA

Data de atualização:09/03/2023