Conheça um pouco sobre o CCT Aéreo que vai substituir o Mantra em breve

25 de maio de 2023

Conheça um pouco sobre o CCT Aéreo que vai substituir o Mantra em breve

– Como funciona o CCT Aéreo

O novo CCT será utilizado com um padrão internacional de envio de informações eletrônicas. A saber, o Cargo XML, desenvolvido pela International Air Transport Association (IATA). Assim, as informações sobre as cargas serão transmitidas eletronicamente de forma padronizada e simplificada. Logo, facilitará o processo de importação e exportação. O novo sistema dará suporte a todo processo a partir de uma parceria entre a Secretaria da RFB e a Secretaria de Aviação Civil.

Portanto, será de suma importância a colaboração massiva de intervenientes privados. Principalmente, companhias aéreas, aeroportos e agentes de carga. Afinal, são esses os principais usuários. Dessa maneira, podemos esperar que as novas soluções estejam adequadas às necessidades de quem de fato usa os serviços.

Por fim, isso significa mais eficiência para a operacionalização. Até finalmente promover mais competitividade e agilidade às empresas de comércio exterior.

– O que foi planejado para a fase de implementação?

A fase de implantação do CCT Aéreo teve início em janeiro de 2023. Vale ressaltar que o ambiente de treinamento já está disponível no Portal Único Siscomex.

A RFB recomenda que os operadores iniciem de imediato seus testes em ambiente de treinamento e adaptem seus sistemas para que estejam aptos a operar através do CCT Aéreo durante o primeiro semestre deste ano.

Aliás, a implementação está prevista para acontecer parcialmente até julho de 2023 e com mais funcionalidades até dezembro. Lembrando que o cronograma é aprimorado de acordo com o desenvolvimento e pode sofrer alterações. Então, fique de olho e prepare-se! A substituição do atual sistema Mantra está por vir.