Após pleito do SINDASP em reunião COLFAC/GRU, Receita abre canal de comunicação com Fiscais em Guarulhos

08 de abril de 2021

Após pleito do SINDASP em reunião COLFAC/GRU, Receita abre canal de comunicação com Fiscais em Guarulhos

A Divisão de Despacho Aduaneiro (DIDAD) da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil – 8ª Região Fiscal Alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – ALF/GRU criou na última semana os “Canais de Comunicação – EDESP”, através do COMUNICADO DIDAD 01/2021 que foi amplamente divulgado pelo SINDASP, via CAD nº 246/21.

Todavia, cumpre destacar, que este novo canal foi um avanço conquistado exatamente através de um pleito do SINDASP em uma das reuniões das Comissões de facilitação do aeroporto. “Temos participado ativamente nas reuniões da COLFAC/GRU. Em um de nossos pedidos neste fórum, a Receita Federal repensou uma maneira de abrir contato com os Fiscais no Aeroporto”, afirmou a diretora do SINDASP, Regina Terezin.

Segundo o comunicado da Receita Federal, o objetivo é de implantar melhorias na comunicação com a recém-criada Equipe de Despacho – EDESP em ALF/GRU, e divulgar aos intervenientes os canais que poderão ser usados para estabelecer contato com os integrantes da equipe.

Os e-mails divulgados poderão ser usados para assuntos pontuais e específicos sobre DI, DSI, DUE ou processo que esteja distribuído ao Auditor. Por exemplo, comunicar a anexação de documentos no dossiê da DI em cumprimento a uma exigência fiscal, não sendo necessária efetuar uma retificação na DI para isso.

Por fim, o comunicado da Receita Federal disponibilizou um e-mail da EDESP: [email protected] , que poderá ser usado para assuntos com a chefia da equipe, assuntos não específicos de um determinado despacho, dúvidas sobre procedimentos relacionados à equipe dentre outros assuntos.