Entidades manifestam preocupação sobre demurrage decorrente do COVID-19

28 de fevereiro de 2020

Entidades manifestam preocupação sobre demurrage decorrente do COVID-19

Entidades manifestam preocupação sobre demurrage decorrente do COVID-19. Dentre elas, a International Federation of Freight Forwarders Associations (FIATA), relatam preocupação com os encargos de demurrage.
Veja matéria abaixo:

A China exporta anualmente alguns trilhões de dólares em mercadorias

A International Federation of Freight Forwarders Associations (FIATA), juntamente à sua única representante no território brasileiro, a Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissárias de Despachos e Operadores Intermodais (ACTC) e ao Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo (SINDICOMIS), está preocupada com os encargos de demurrage ocasionados por possíveis impedimentos no desembarque de contêineres, por conta do COVID-19 (novo coronavirus), inclusive no Brasil.
Para o presidente da ACTC e do SINDICOMIS, Luiz Ramos, é preciso estabelecer uma postura única para impedir que as empresas arquem com esses encargos. “A China exporta anualmente alguns trilhões de dólares em mercadorias. O que pode acontecer se os países começarem a fechar seus portos para o desembarque ou desembaraço desses produtos – temendo que a tripulação oriunda de lá esteja infectada – será desastroso para a economia mundial, tanto em termos de escassez de produtos, de matérias-primas e componentes, quanto pela demurrage decorrente desse cenário”, expõe. “E isto não é alarmismo: é uma possibilidade bastante concreta”, afirma.

Link para matéria completa: http://www.revistaportuaria.com.br/noticia/20676

Fonte: Revista Portuária