TROCA DE CANAL BANCÁRIO: todo cuidado é pouco para não cair no GOLPE

20 de abril de 2023

TROCA DE CANAL BANCÁRIO: todo cuidado é pouco para não cair no GOLPE

O golpe da troca do canal bancário é um tipo de fraude que visa enganar importadores e exportadores durante o processo de pagamento de seus fornecedores no exterior. Esse golpe geralmente envolve um hacker que se infiltra no sistema de e-mail do importador ou exportador e intercepta uma correspondência relacionada a pagamentos internacionais.

O hacker, então, monitora os emails e espera pelo momento certo para intervir. Quando o importador ou exportador envia um e-mail ao seu fornecedor no exterior com as instruções de pagamento, o hacker substitui as informações bancárias originais do fornecedor por informações bancárias controladas pelos criminosos. O importador ou exportador, sem saber que as informações foram alteradas, faz o pagamento para a conta bancária controlada pelo golpista.

Como resultado, o dinheiro é transferido para uma conta bancária fraudulenta em vez da conta legítima do fornecedor no exterior. Esse golpe pode causar grandes prejuízos financeiros, muitas vezes na casa dos milhões de dólares.

Para evitar esse tipo de golpe, é importante que as empresas adotem práticas de segurança cibernética, como a implementação de políticas de segurança de e-mail e verificação de todas as instruções de pagamento por meio de canais de comunicação seguros e acompanhados. As empresas também devem estar atentas a qualquer sinal de atividade suspeita e ter um plano de ação claro em caso de suspeita de fraude.