Cenário atual de disponibilidade de espaço e aumento de fretes devido Pandemia e transporte de vacinas

07 de dezembro de 2020

Cenário atual de disponibilidade de espaço e aumento de fretes devido Pandemia e transporte de vacinas

Levando em consideração as ações que vem sendo tomadas para contenção do vírus COVID-19, até o presente momento é quase certo podermos afirmar que os transportes aéreos e marítimos sofrerão grandes impactos na logística internacional e que poderão se estender ao longo dos primeiros meses de 2021.

No transporte marítimo de cargas conteinerizadas observa-se falta de equipamentos disponíveis na Ásia e o valor do frete continua aumentando batendo já o valor mais elevado desde 2014, tudo isso ocasionado por uma série de eventos ocorridos este ano também por conta da pandemia. Armadores foram obrigados a reduzir quantidade de navios em operação, transportes internos se tornaram mais demorados para conseguir retornar equipamentos vazios, em especial nos Estados Unidos, lentidão nas operações portuárias e alfândegas em vários países, esses entre outros aspectos acabaram ocasionando este cenário atual na Ásia.

Já o transporte aéreo em geral ainda passa por dificuldade de transportar todo o volume que vem com as preparações de empresas para o fim de ano, sendo que muitas cias aéreas não estão com vôos diários como dispunham antes da pandemia. Este cenário pode ser observado nos principais “HUB airports” do mundo envolvendo Europa, Ásia e Estados Unidos. Rotas vindo dos Estados Unidos já anunciam backlog para todo o mês de dezembro com destino a São Paulo.

A preparação para o transporte de vacinas ao redor do mundo deverá tomar grande parte do volume nos embarques aéreos a partir do mês de janeiro, muitas cias aéreas já estão se preparando para isto e até separando algumas aeronaves de passageiro para o transporte apenas de vacinas mas, mesmo assim, já podemos considerar um provável cenário de redução de espaço para outros tipos de mercadoria.

Aconselhamos que sejam feitas programações com antecedência dentro do possível e assim evitar altas tarifas para embarques urgentes em meio a um cenário de redução de espaço.

Estamos à disposição para qualquer consulta ou esclarecimento.

Fonte de notícias:

http://www.royalcargo.com.br/blog/2017/11/23/o-cenario-atual-do-modal-aereo/

https://m.shippingwatch.com/article/12605952

http://news.aa.com/news/news-details/2020/Preparing-for-a-Vaccine-American-Cargo-Operations-Conducting-Trial-Flights-from-Miami-to-South-America-OPS-CGO-11/default.aspx