Com a abertura de Xangai, como está a situação na China?

09 de junho de 2022

Com a abertura de Xangai, como está a situação na China?

Após dois meses, o lockdown em Xangai, que lida com um quinto dos volumes de embarque da China, foi encerrado devido à diminuição brusca dos casos de Covid-19 na região. Fortemente atingidas, as atividades de Comércio Exterior devem ter um bom período crítico ainda pela frente para retomar a normalidade, já que houve um grande volume de cargas paradas e atrasadas. Além de Xangai, outros grandes portos chineses, como Shenzhen, foram afetados por bloqueios.

Outra preocupação é a guerra entre Rússia e Ucrânia, que elevou os preços de bens e serviços ainda mais do que os previstos para 2022 e tem aumentado as dificuldades logísticas. Além dos alimentos, o impacto do conflito nos preços da energia e dos combustíveis tornou a produção e o transporte mais caros.

De maneira geral, nos portos da Europa continua a falta de espaço nos navios, escassez de equipamentos, congestionamentos nos portos e overbooking. Além das particularidades da região europeia, somam-se os atrasos nas chegadas dos navios da região asiática devido ao tempo de lockdown em Shanghai e aos congestionamentos ao redor do mundo.