Derrumage – Reduza seus riscos

28 de julho de 2022

Derrumage – Reduza seus riscos

Devido à escassez de contêineres, as Companhias Marítimas têm reduzido significativamente o “free time” oferecidos em suas operações, além de elevar o custo do dia após este período livre. Isso traz um risco maior de incidência de demurrage em sua operação. Acrescente-se aqui o maior tempo de desembaraço nas operações com parametrização em canais amarelo ou vermelho, devido à operação padrão dos auditores fiscais, e temos um cenário perfeito para você importador ter custos elevados com a demurrage.

Portanto, procure negociar previamente ao embarque (depois do embarque não adianta mais) o maior tempo livre que puder e, adicionalmente, a menor taxa/dia que conseguir. Alguns fretes são negociados pelo seu exportador, então, procure tratar do assunto durante a negociação de compra de sua mercadoria. É importante também ter toda a documentação organizada e disponível antes da chegada do navio, com controles sobre datas de devolução esperadas e valores envolvidos no caso de algum atraso.

Outra recomendação, para aqueles que fazem um único embarque de vários contêineres, é de fracionar em dois ou três embarques menores, podendo vir no mesmo navio inclusive. Assim, se um processo cair em canal de conferencia, é provável que os demais não, reduzindo o custo total de demurrage da operação, além de já poder contar com parte da mercadoria para sua utilização.

A Takelog pode te ajudar! Somos especialistas em desembaraço aduaneiro e transporte de cargas e contamos com uma equipe altamente capacitada para simplificar o seu fluxo logístico. Contate-nos e saiba mais!