Receita Federal participa do webinário “A Relevância dos Despachantes Aduaneiros no Comércio Exterior

04 de maio de 2023

Receita Federal participa do webinário “A Relevância dos Despachantes Aduaneiros no Comércio Exterior

Representantes de diferentes Regiões Fiscais da Receita Federal participaram nessa terça-feira (25) do webinário “A Relevância dos Despachantes Aduaneiros no Comércio Exterior” organizado pela Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) em um hotel no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.

O evento foi dividido em painéis com abertura para perguntas do público. O primeiro painel, com o título “Facilitação do Comércio Exterior e Gestão de Risco Aduaneiro”, foi conduzido pela auditora-fiscal Carla Senatore, chefe da Divisão de Administração Aduaneira na 7ª Região Fiscal (RJ e ES), e pelos auditores-fiscais Gustavo Coutinho, coordenador da Coordenação Especial de Gestão de Riscos Aduaneiros, e Alexandre Zambrano, gerente do Programa Portal Único de Comércio Exterior.

Os três servidores abordaram o empenho da instituição em desburocratizar os trâmites do Comércio Exterior, usando para isso a gestão de riscos, resultando em agilidade e diminuição dos custos para os usuários.

No segundo painel, “Impacto do Comércio Virtual na Gestão Aduaneira”, palestraram o delegado da Alfândega do Aeroporto Internacional do Galeão, auditor-fiscal Márcio Santezo, o coordenador da Câmara de Comércio Exterior da CNC-SP, Rubens Medrano, e Nelson Brens, presidente da Asociación Internacional de Agentes Profesionales de Aduana (ASAPRA).

Os profissionais falaram sobre o impacto das compras on-line na gestão aduaneira e no comércio nacional. O delegado da Alfândega do Galeão aproveitou para apresentar o Siscomex – Remessa Postal, que modernizou o controle aduaneiro de remessas internacionais.

O terceiro painel, “A Relevância dos Regimes Especiais Aduaneiros no Comércio Exterior”, trouxe apresentações da auditora-fiscal Julianelli Barrozo, chefe da Divisão de Despacho Aduaneiro da Alfândega do Porto do Rio de Janeiro, do auditor-fiscal Rodrigo Fernandes, delegado-adjunto da Alfândega de Belo Horizonte, e de Jennifer Pires, Presidente da Comissão de Direitos Aduaneiros da OAB/RJ.

Esse trio detalhou um pouco os regimes especiais, que criam oportunidades de crescimento para as empresas. De acordo com Julianelli, a Receita Federal trabalha para a simplificação dos procedimentos e o aprimoramento dos controles.

O último painel, “Conferência Aduaneira On-Line e Regionalização Fiscal”, foi conduzido pela auditora-fiscal Juliana Macedo, chefe da Divisão de Administração Aduaneira na 9ª Região Fiscal (PR e SC), e pelos auditores-fiscais Fabiano Coelho, superintendente-adjunto da 8ª Região Fiscal (SP), Artur Henrique Mattar, chefe substituto da Divisão de Despacho Aduaneiro da Alfândega do Porto do Rio de Janeiro, e Douglas Coutinho, chefe da Seção de Intervenientes, Carga e Trânsito Aduaneiro da Alfândega de Vitória.

Eles abordaram a conferência remota de cargas, que já é uma realidade em várias unidades aduaneiras. “Trata-se de racionalização do trabalho”, nas palavras do superintendente-adjunto da 8ª RF.

É importante ressaltar que no dia 25 de abril comemora-se o Dia do Despachante Aduaneiro.

Fonte: Receita Federal do Brasil – RFB

Data de atualização:02/05/2023