Evento: Descrição de Mercadorias, Catálogo de Produtos e Classificação Fiscal de Mercadorias

06 de novembro de 2020

Evento: Descrição de Mercadorias, Catálogo de Produtos e Classificação Fiscal de Mercadorias

A pauta  para a palestra está focada em mercadorias/produtos o que, de forma resumida, é o propósito de toda importação.

– Descrição de Mercadorias:  A descrição da mercadoria deve permitir sua perfeita identificação para fins de definição da classificação fiscal. Todos os atributos / características da mercadoria precisam estar presentes na descrição, independentemente de estarem presentes no texto da NCM. Quais são as Informações relevantes para uma perfeita classificação fiscal e evitar declarações incompletas ou inexatas?

– Catálogo de Produtos: O Catálogo de Produto tem como finalidade principal auxiliar o preenchimento da DUIMP e pretende elevar a qualidade da descrição do produto com informações organizadas em atributos: informações centralizadas que podem ser utilizadas em  declarações posteriores. É um módulo que conferirá mais segurança e facilidade às classificações fiscais de mercadorias;

– Classificação Fiscal de Mercadorias: O “Harmonized Commodity Description and Coding System” ou, simplesmente, “Sistema Harmonizado” é uma nomenclatura,  desenvolvida pela organização Mundial das Aduanas,  de abrangência internacional, que compreende mais de 5.000 grupos de produtos. É utilizado em mais de 200 países e  98% das mercadorias no comércio internacional são classificadas segundo o sistema harmonizado. Entender sua estrutura lógica é fundamental para assegurar uma interpretação uniforme.

Na palestra também será traçado um panorama sobre a condução de questões levantadas em COLFACs anteriores, andamento de projetos locais e regionais e como estamos progredindo na solução de entraves.

Para partiipar:

1) Abrir o aplicativo ZOOM pelo celular ou acessar o ZOOM Meetings pelo computador (www.zoom.us)

2) Clicar em ENTRAR EM UMA REUNIÃO

3) Inserir o ID da Reunião: 868 5384 1485

4) Inserir a senha: COLFAC

Ou simplesmente acessar através do link:

https://us02web.zoom.us/j/86853841485?pwd=SkNjMEkwRU0wUjFabDNxak5LQi9SQT09