Navio porta-contêineres afunda no Japão

04 de agosto de 2022

Navio porta-contêineres afunda no Japão

O navio porta-contêineres MAYA virou e afundou no lado de bombordo inferior ao longo do cais no porto de Shunan, Honshu, Seto Inland Sea, no Japão, em 31 de julho. O navio perdeu a estabilidade durante o carregamento de contêineres e virou.

Cerca de 100 contêineres caíram no mar e ficaram à deriva na área portuária e nas águas da Baía de Tokuyama. O AIS do navio está desligado desde que virou. Três tripulantes que estavam a bordo escaparam, um deles foi levado para o hospital e não corre risco de morte.

Cerca de 40 litros de combustível vazaram. Operações seguem em andamento para recuperação de contêineres flutuantes e contenção de manchas de combustível.

O MAYA é um navio de carga geral, IMO 8742680, dwt 1680, com capacidade para 230 TEU, construído em 2008, bandeira do Japão e operado pela Imoto Lines.

Este é mais um acidente que desperta a atenção para a importância do seguro. O seguro de transporte internacional cobre as mercadorias transportadas contra os mais diversos riscos a que estão expostas, tais como a perda de contêineres como o ocorrido, danos provocados por eventos da natureza, acidentes, avarias, operações de carga e descarga, queda, molhadura, incêndio, explosão, roubo, extravio, e despesas de avaria grossa, entre outras.

Fonte: Blog do Rocha