Ministro da Economia defende maior proximidade entre as agendas da área econômica e das relações exteriores

27 de outubro de 2021

Ministro da Economia defende maior proximidade entre as agendas da área econômica e das relações exteriores

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou nesta terça-feira (26/10) do lançamento da Agenda Legislativa da Frente Parlamentar do Comércio Internacional e Investimento (FrenCOMEX), que trata das principais propostas em tramitação no Congresso Nacional para que o Brasil seja um país cada vez mais competitivo e integrado à economia global.

Durante a cerimônia, realizada no Palácio do Itamaraty, Paulo Guedes parabenizou o Ministério das Relações Exteriores pela sua capacidade de negociação e defendeu maior “agressividade comercial”. “Saúdo essa iniciativa e acho que Economia e Itamaraty devem andar mais próximos ainda”, afirmou o ministro.

Paulo Guedes também pediu apoio do Congresso Nacional para continuar a negociação para modernização do Mercosul. “Nós fomos pioneiros, surgimos antes dos acordos europeus, Nafta e Aliança do Pacífico, mas eles avançaram e ficamos para trás”, destacou.

Ele reforçou a necessidade de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC). “A inflação está subindo. Precisamos de um choque de oferta na economia. Queremos um avanço modesto de modernização, baixar em 10% a tarifa”, argumentou o ministro.

A agenda apresentada pela FrenCOMEX contém mais de 30 itens com temas relevantes, como a facilitação do ambiente de negócios para o investidor estrangeiro; a negociação e a assinatura de acordos comerciais; a melhoria da infraestrutura logística para exportação; a simplificação e desburocratização das operações de comércio exterior; e políticas de fomento à exportação.

FrenCOMEX

A Frente Parlamentar do Comércio Internacional e Investimento – composta por mais de 200 parlamentares da Câmara e do Senado – é presidida pelo deputado federal Evair Vieira de Melo (PP/ES). O foco principal é estimular a discussão de políticas voltadas ao desenvolvimento do comércio internacional. O Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos (IBCI) atua na secretaria-executiva do grupo.

Além dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Carlos França, também participaram da cerimônia o presidente do IBCI, Welber Barral; o presidente da Apex-Brasil, Augusto Souto Pestana; parlamentares, embaixadores e representantes de entidades públicas e privadas.

Data de publicação:26/10/2021

Data de atualização:27/10/2021

Fonte: Ministério da Economia – ME