ANTT propõe novos rumos ao setor de ferrovias para 2023

10 de novembro de 2022

ANTT propõe novos rumos ao setor de ferrovias para 2023

De olho nas principais tendências de modelos ferroviários mundiais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu o consultor e especialista da ERA (European Union Agency for Railways), Peter Mihn, na última terça-feira (1º/11), para um debate sobre as principais tendências de certificação, modelagem e regulação do sistema ferroviário da ERA e demais países do mundo.

Os temas levantados durante o encontro ganharão destaque no próximo encontro do Programa de Experiência Técnica Internacional (PETI/ANTT), previsto para o primeiro semestre de 2023, na Alemanha.

“Nosso maior interesse atual é ampliar a malha ferroviária brasileira para logística e transporte de passageiros, levando em conta processos de fiscalização, certificação e inspeção de acidentes, além da construção de uma legislação sólida. Precisamos conhecer de perto projetos inovadores com esta temática”, comentou Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.

“O modelo europeu é distinto da realidade do Brasil. A ERA possui mais administradoras, que atuam com as mesmas linhas. São situações que podem fazer a diferença ao modelo vertical de administração brasileiro. As ferrovias daqui têm a ganhar com a troca, principalmente em vistas ao aumento da malha nacional”, explicou Peter Mihn.

Previsão – Até o momento, o Brasil já possui requerimentos e autorizações para mais de 22 mil km de novas ferrovias, com investimentos previstos de R$ 295 bilhões, que podem gerar 3,6 milhões de empregos em todo o país. O próximo ano promete um salto no número de ferrovias concedidas em todo o território nacional, após a publicação da Lei º 14.273/2021, que, recentemente, foi regulamentada pela Resolução ANTT nº 5.987/2022, que autoriza a exploração de ferrovias pela iniciativa privada.

Programa de Experiência Técnica Internacional – O PETI é uma iniciativa da ANTT para promover capacitações internacionais aos servidores da casa. No planejamento estão previstas quatro edições por um ano, onde estão inclusos temas diversos voltados a ampliar conhecimentos técnicos e boas práticas, a serem disseminadas aos demais profissionais envolvidos. Durante a reunião, houve também, a negociação para envio de profissionais da ANTT a visitas técnicas em ferrovias, que hoje são modelo na Europa.