Já considerou quebrar seu embarque em lotes menores?

01 de junho de 2023

Já considerou quebrar seu embarque em lotes menores?

Sim, isso mesmo que você leu. Neste momento de greve dos Auditores Fiscais entendemos que a quebra do seu embarque em lotes menores pode ser uma estratégia bastante positiva. Como regra geral sabemos que os importadores procuram consolidar seus pedidos na menor quantidade possível de embarques, ou, além disso, para embarques de matérias-primas em grandes quantidades é comum, naturalmente, que tenhamos embarques contendo 5, 10, 15 ou mais contêineres.

Só que estamos em um momento de greve e o tempo de liberação de processos que caiam em canal de conferência (amarelo, vermelho) deverá se prolongar bastante. Desta forma, ao quebrar seu embarque em lotes menores, você estará reduzindo o risco ao não ficar com toda mercadoria retida, no caso de uma necessidade de conferência.

E você não precisa nem se preocupar em alocar em voos ou navios distintos, pode vir tudo no mesmo embarque, mas amparado por conhecimentos (aéreo ou marítimo) distintos.

Você provavelmente vai pensar que isso aumentará seu trabalho interno, seus lançamentos e controles, além de alguns custos adicionais. Isso é verdade. Mas imagine ficar com um lote de 10 contêineres parados, pagando armazenagem ou demurrage? Ou mesmo ter materiais urgentes, todos eles aguardando conferência? A conta pode ficar mais cara, além do não atendimento da necessidade de sua fábrica, do seu comércio ou do seu cliente final.

Temos que nos adaptar aos diversos cenários com os quais somos confrontados, todo o tempo. Este ajuste não significa uma mudança definitiva, mas sim uma adaptação temporária a um fator externo, alheio à sua vontade ou ao seu controle. Pense nisso, troque uma ideia conosco.