Primeiro chatbot para Comércio Exterior é lançado

23 de dezembro de 2021

Primeiro chatbot para Comércio Exterior é lançado

Em 20 de dezembro, os importadores e exportadores brasileiros ganharam uma nova solução que traz mais facilidade para o comércio exterior no país.  O Serpro lançou a tecnologia de chatbot, chamada MaIA, criada para facilitar o uso do Sistema Integra Comex.

A assistente virtual pode ser utilizada por qualquer pessoa e está disponível na página do Sistema Integra Comex, podendo ser acessada a partir de um ícone no canto direito.

O chatbot foi criado para esclarecer tópicos técnicos e contratuais mais comuns, como quais os serviços estão disponíveis, como se autenticar ou quais os custos envolvidos.

“A MaIA utiliza inteligência artificial (IA) e aprende a cada nova interação com o usuário”, explica Felipe Leite, um dos responsáveis pela tecnologia no Serpro.

No momento, a robô esclarece apenas dúvidas de usuário. “Por enquanto, a MaIA não traz informações de negócio, mas sabemos que ela tem a capacidade de aprender rápido e, brevemente, vamos agregar esse conhecimento em suas orientações”, complementa.

Comércio Exterior

O Integra Comex permite que os operadores de comércio exterior tenham acesso a dados atualizados diretamente do governo, com diversas informações agregadas e possibilidade de checagem automática. A solução pode ser utilizada para qualquer operação, seja de exportação, importação ou gestão de cargas.