Entendendo a importância da categoria dos agentes transitários (agentes de carga) no CCT Aéreo com fim do Mantra

10 de agosto de 2023

Entendendo a importância da categoria dos agentes transitários (agentes de carga) no CCT Aéreo com fim do Mantra

Com o fim do Mantra (Sistema Integrado da Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento), a atuação dos agentes de carga no novo CCT (Controle de Carga e Trânsito) Aéreo tornou-se ainda mais relevante.

Esses profissionais desempenham um papel fundamental na gestão e organização das operações logísticas no transporte aéreo de mercadorias e documentos, garantindo que todo o processo ocorra de forma eficiente e em conformidade com as normas e regulamentos vigentes.

A importância dos agentes de carga se intensificou com o fim do Mantra, um sistema centralizado e automatizado que controlava o tráfego aéreo de carga no Brasil. Após a sua descontinuação, as operações de transporte aéreo passaram a depender ainda mais do conhecimento especializado desses profissionais para manter a fluidez logística.

Os agentes de carga possuem um profundo entendimento das particularidades do transporte de carga por via aérea e estão aptos a lidar com diversos aspectos da logística, como:

Documentação e regulamentações: eles são responsáveis por preparar e verificar toda a documentação necessária para o transporte aéreo de mercadorias, incluindo a elaboração de conhecimentos aéreos, documentos alfandegários, e outras formalidades exigidas pelas autoridades competentes. Essa atuação é essencial para evitar atrasos e problemas relacionados à burocracia alfandegária.

Classificação de mercadorias: a correta classificação de mercadorias é indispensável para determinar as tarifas e os impostos aplicáveis ao transporte aéreo. Os agentes de carga são especialistas nessa área e podem identificar com precisão as categorias e características das mercadorias, garantindo a conformidade com as regras aduaneiras.

Rastreamento e controle de carga: com o fim do Mantra, a responsabilidade pelo rastreamento e controle das cargas ficou mais diretamente nas mãos dos agentes de carga, por meio do CCT Aéreo. Eles utilizam tecnologias e sistemas avançados para monitorar o progresso das remessas em tempo real, garantindo maior visibilidade e segurança das operações.

Gestão de contingências: em casos de imprevistos, como mudanças climáticas, problemas operacionais ou atrasos nas chegadas e partidas de voos, os agentes de carga têm a expertise para encontrar soluções alternativas e minimizar os impactos sobre as mercadorias e seus prazos de entrega.

Negociação de tarifas e espaço aéreo: os agentes de carga possuem relacionamentos estabelecidos com companhias aéreas e operadoras logísticas, o que lhes permite negociar melhores tarifas e condições de transporte para seus clientes, otimizando os custos logísticos.

Com o fim do Mantra, os agentes de carga passam a atuar no CCT Aéreo e se tornam verdadeiros parceiros estratégicos para empresas que dependem do transporte aéreo de cargas.

Sua experiência, conhecimento e capacidade de lidar com os desafios logísticos são primordiais para manter a eficiência e competitividade das operações, garantindo que as mercadorias sejam entregues de forma rápida, segura e em conformidade com as regulamentações.

Artigo escritor por Luiz Ramos | Presidente do SINDICOMIS, ACTC e CIMEC