Prepare-se para o ano novo chinês 2022 e outros feriados chineses que impactam suas operações comerciais

17 de novembro de 2021

Prepare-se para o ano novo chinês 2022 e outros feriados chineses que impactam suas operações comerciais

O tempo correu rápido e já estamos quase em 2022. Como você já sabe, ficar atento aos feriados e datas especiais é muito importante para as negociações do comércio exterior. Uma delas significa não apenas alguns dias, mas o ano inteiro: vamos entender o Ano Novo Chinês e outros feriados chineses.

Afinal, estamos falando do maior parceiro comercial do Brasil, tanto em relação às exportações quanto para as importações. É preciso ter bastante atenção aos períodos de paradas do país para planejamento de compras e logística dos pedidos.

O Ano Novo Chinês é o feriado que mais afeta a logística internacional, mas você sabe o que é? Como temos o Ano Novo nos países ocidentais, o Ano Novo Chinês é uma referência à data adotada por diversos países orientais e segue o calendário lunissolar, que leva em conta as fases da lua e a posição do Sol. Desse modo, começa no primeiro dia em que a lua está na fase nova.

Em 2022, a festividade será de 31 de janeiro a 6 de fevereiro. Nesse período, o país paralisa a produção, venda e logística. O retorno programado às atividades acontecerá no dia 7 de fevereiro, de acordo com o calendário chinês.

Essa mudança de rotina no país afeta diretamente o mercado global devido ao imenso volume de produtos que circulam entre o país asiático e o resto do mundo. No Brasil, a maior parte da produção das empresas depende de insumos, maquinários e outros produtos vindos da China. Por isso, para evitar atrasos, transtornos e despesas altas, é importante marcar esse período no calendário e se organizar.

Para se ter uma ideia, apenas o tempo de transição de uma operação marítima que vem da China leva em torno de 40 dias. Se considerarmos ainda o tempo de produção da mercadoria e os trâmites de despacho aduaneiro, estamos falando de um tempinho considerável. Então já viu que precisa se preparar logo, né?

E para você já saber todos os feriados chineses que exigem mais programação para as suas atividades do Comex, a gente preparou uma lista!

Feriados chineses previstos para 2022

Diferente da maioria dos países ocidentais, os principais feriados na China não são de apenas um dia: podem durar de três a sete dias seguidos. As datas variam a cada ano, pois são medidas de acordo com o calendário lunar.

→ 1º de janeiro de 2022: Celebração do Ano Novo Gregoriano ou Yuandan.

→ 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022: Ano Novo Chinês.

→ 4 de abril de 2022: Festival Qingming. A data é dia 4, mas inclui um feriado nacional importante que vai de 3 a 5 de abril.

→ 1º de maio: Dia do Trabalhador. Em 2022, são esperadas “férias coletivas” de três dias nesse período.

→ 3 de junho de 2022: Festival do Barco-Dragão.

→ 10 de setembro: Festival do Meio Outono ou Festival da Lua, que terá feriado nacional de 9 a 11 desse mês.

→ 1º de outubro: Dia Nacional da China. É a festa mais importante após o Ano Novo Chinês e costuma durar pelo menos uma semana: é a “Semana de Ouro”.