Receita Federal inicia a maior operação já realizada pelo órgão no combate ao comércio de produtos ilícitos

10 de novembro de 2022

Receita Federal inicia a maior operação já realizada pelo órgão no combate ao comércio de produtos ilícitos

A Receita Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (7/11), na cidade de São Paulo, a Operação “Krampus”. A ação faz parte da cooperação entre a Receita Federal, a Prefeitura Municipal e a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A ação terá duração de várias semanas e deve apreender centenas de toneladas de mercadorias irregulares, com valor que pode chegar a R$ 1 bilhão. Trata-se da maior operação já realizada pelo órgão no combate à venda de produtos introduzidos ilegalmente no Brasil.

A operação acontece na região central da capital paulista, que é hoje um dos principais polos de comércio de mercadorias irregulares, fruto de contrabando, descaminho e falsificação. Além de atender à demanda local, desta região saem mercadorias irregulares que abastecem todo o Brasil, gerando um prejuízo de bilhões de reais por ano com sonegação de impostos e concorrência desleal. Além do aspecto fiscal, há também reflexos em outros crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção, trabalho escravo e danos à saúde pública.

A Prefeitura de São Paulo apoia a ação por meio da Guarda Civil Metropolitana e de equipes de remoção das mercadorias, e fiscaliza as condições de funcionamento dos estabelecimentos, do ponto de vista de alvarás e de segurança, dentre outros aspectos. Aqueles que estiverem irregulares poderão ser interditados.

Participam da ação 40 servidores da Receita Federal, 50 guardas civis metropolitanos e 90 integrantes das equipes de remoção das subprefeituras da Sé e da Mooca.

Krampus – que dá nome à operação – é uma figura mitológica que teria surgido no folclore da Europa Central, provavelmente derivada de um deus cultuado nas tradições pagãs. De feições assustadoras, Krampus acompanharia São Nicolau na noite de Natal, punindo as crianças más, enquanto o Bom Velhinho se ocuparia em recompensar aquelas de bom comportamento.

Fonte: Ministério da Economia