Portos Brasileiros: você sabe a importância deles para a economia?

21 de julho de 2022

Portos Brasileiros: você sabe a importância deles para a economia?

Sabemos que os portos estão entre os principais elos da cadeia logística internacional e, consequentemente, um importante elemento de desenvolvimento econômico. Então, qual a importância deles para a economia? No caso do Brasil, estamos falando do Porto de Santos, o maior Porto do Brasil e que concentra mais de 65% do PIB do país.

O fato é que os portos são catalisadores para o desenvolvimento econômico, pois possibilitam o comércio e apoiam as cadeias de suprimentos. Os investimentos portuários têm benefícios econômicos que podem ser diretos, indiretos ou induzidos.

Além disso, eles oferecem uma proposta de valor para sua região, pois confere benefícios econômicos e sociais.

Em outras palavras, os portos são infraestruturas de capital intensivo associadas a uma ampla gama de impactos econômicos. Isso é particularmente evidente porque o desenvolvimento portuário e o comércio mundial estão intimamente relacionados.

Somente no Brasil, o setor portuário (portos públicos e terminais autorizados) movimentou 179,8 milhões no primeiro bimestre deste ano. O número representa crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da ANTAQ.