Brasil recebe elogios ao Portal Único na OMC. Despachante Aduaneiro faz parte desses avanços

21 de julho de 2022

Brasil recebe elogios ao Portal Único na OMC. Despachante Aduaneiro faz parte desses avanços

Mais de 10 mil colaboradores do setor privado e mais de 1.500 empresas participam das milhares de reuniões mapeando processos, identificando os gargalos e propondo soluções eficientes para o comércio exterior brasileiro. “Sem o setor privado, os resultados alcançados pelo Portal Único Siscomex não seriam possíveis”, afirmou Tiago Barbosa, Gerente do Programa Portal Único Siscomex e Coordenador-Geral de Projetos Estratégicos da SECEX – Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia.

Em Genebra, no fim de junho, representando o Brasil na celebração de 5 anos do Acordo sobre Facilitação de Comércio (AFC), no âmbito da OMC, Barbosa palestrou sobre os impactos do AFC e o Portal Único Siscomex no Brasil. O AFC consiste no compromisso entre países em favorecer o comércio internacional de forma a desburocratizar as importações e exportações.

Os Despachantes Aduaneiros fizeram parte dessa etapa de processo evolutivo, pois, ao serem reconhecidos como consultores e especialistas nos temas, além de representantes legais de importadores e exportadores, sempre colaboram com os Órgãos Anuentes, na identificação de gargalos e soluções dos processos. “Estamos orgulhosos dessa evolução. Somos parte desses intervenientes citados. Contribuímos para essas conquistas”, comemorou Elson Isayama, Presidente do SINDASP.

No evento, diversos países como Canadá, Estados Unidos, China, Reino Unido enalteceram a parceria público-privada que o Brasil firmou desde o início do projeto Portal Único Siscomex, algo que nenhum outro membro da OMC citou realizar. “A parceria público-privada do Portal Único é o fator crítico de sucesso do projeto, pois no nosso entendimento é o setor privado o especialista em fazer comércio e o cliente final do Portal Único Siscomex”, voltou a enaltecer Barbosa, que fez uma apresentação no encontro internacional. “A facilitação de comércio nunca pode parar!”, finalizou Barbosa