“Peak Season” – Final de Ano e as consequências para o Transporte de Cargas

23 de outubro de 2019

“Peak Season” – Final de Ano e as consequências para o Transporte de Cargas

Prezado Cliente,

Quando você imagina seus dias de preparação para as férias de novembro e dezembro provavelmente pode imaginar locais lotados, longas filas nas lojas e um tráfego rodoviário agitado.

Durante esses períodos, também chamados de “peak seasons”, o mundo do transporte precisa lidar exatamente com os mesmos problemas e muito mais. Toda empresa deseja que os produtos sejam enviados do ponto A ao ponto B antes das férias, para que você possa ter seus produtos nas prateleiras antes e durante as férias.

A “peak season” é basicamente um período em que a demanda de cargas excede o volume médio em comparação a outros períodos do ano. Esse excesso implica em que os espaços disponíveis para a carga sejam completamente preenchidos e as companhias marítimas e aéreas começam a ter períodos futuros sem disponibilidade para reservas.

Ou seja a diferença entre a demanda e a oferta é a base deste assunto, onde a demanda do frete aéreo e marítimo sofre um considerável aumento e não há vôos e saídas de navios que consigam suprir esta necessidade. Outra consequência indesejável é o natural aumento dos valores de frete, pela mesma razão (oferta e procura).

Desta forma recomendamos que, na medida do possível, façam uma programação e liberação de pedidos com a maior antecedência possível para evitar contratempos como atrasos ou elevação de tarifas.